QUAL É SEU ANIMAL GUIA NO XAMANISMO? ANIMAL TOTEM E ANIMAL DE PODER, QUAL A DIFERENÇA?


totem animal de poder espirito guia espirito guardião animal de força xamanismo


Animal Totem e Animal de Poder – qual a diferença?

Existe uma diferença entre os conceitos de “Animal Totem” e “Animal de Poder”? E se sim, qual? Continue lendo para saber mais! 

Frequentemente utilizamos os termos “Animal Totem”, “Totem”, “Animal de Poder”, “Espírito Patrono” e assim por diante, mas o que exatamente queremos dizer com isso?

De fato, a diferença entre esses conceitos na mente das pessoas é bastante confusa. Para todos eles, muitas vezes se entende um animal que é apreciado, admirado e que é um tipo de talismã de boa sorte. E, até certo ponto, esse é o caso.

totem animal de poder espirito guia espirito guardião animal de força xamanismo

No entanto, as palavras são diferentes e, portanto, também os significados que elas carregam são diferentes. Abaixo explicaremos melhor:

  • O que é um animal totem

A palavra “totêmica” geralmente desperta a imagem de algo antigo, pagão, poderoso e sagrado. De fato, algo que é adorado, divinizado e talvez até um pouco assustador.

Publicidade

Nos tempos antigos, o Animal Totem estava inextricavelmente ligado ao território da habitação humana e carregava consigo os princípios de salvação e cura ou de algo ameaçador – às vezes a combinação de tudo isso. E em todos os casos, era reverenciado.

Por exemplo, o urso entre os povos da Sibéria era e ainda é um símbolo de poder e força. As pessoas o temiam e admiravam, e suas presas e outras partes do corpo eram usadas como amuletos.

Por um lado, o ESPÍRITO do urso era reverenciado e, por outro, as pessoas na vida real podem interagir com um urso real.

É possível observar um urso real, e até mesmo aprender algo com ele.

Dessa forma, as pessoas de alguma forma se identificaram com o animal – especialmente devido ao fato de ele ficar em pé em duas patas. Isso é importante porque, no geral, a identificação de si mesmo com um animal totem é um fenômeno bastante frequente, e este é o primeiro sinal de que se está lidando com um totem – e não com um animal de força.

Muitas vezes, as pessoas consideram esses ou aqueles animais como seus ancestrais e acreditam que sua psique se origina desse animal.

No entanto, o homem moderno, especialmente o da cidade, não é tão próximo da natureza, não precisa aprender com os animais como sobreviver em um território específico e, portanto, o ensinamento do Totem em sua vida não é o mesmo dos tempos da antiguidade.

O Totem na vida de uma pessoa moderna expressa o animal com o qual ela se identifica e cujas qualidades e hábitos refletem com mais precisão seu caráter e maneiras.

Publicidade

Se você pode se imaginar no mundo animal como um mamífero, ave ou réptil específico, que se identifique QUASE QUE TOTALMENTE COM VOCÊ, podemos dizer que ele é seu totem.

De fato, um totem é sua imagem no espelho, seu representante no reino animal. O caráter do animal totem é muito parecido com o seu e, se você pudesse se transformar nele, aparentemente se sentiria confortável e harmonioso. Pessoas se parecem com seus totens.

Portanto, não é surpreendente, por exemplo, que em países europeus, entre os totens masculinos, o lobo e o urso sejam encontrados com mais frequência, enquanto entre os totens femininos, sejam o gato e a raposa. Isso porque no continente não existem girafascangurus ou pinguins e portanto, é mais difícil para o povo de lá se identificar com eles – da mesma forma, nós no Brasil teremos dificuldade de nos identificar com pinguins e afins pois aqui eles são apenas personagens de filmes.

Mesmo assim, às vezes acontece de o totem da pessoa representar um animal que não é encontrado em sua região. Também acontece de uma pessoa ser mais próxima de um espírito que nasceu numa terra distante. É até mesmo possível que isso esteja de alguma forma relacionado a suas encarnações passadas.

totem animal de poder espirito guia espirito guardião animal de força xamanismo

  • O que é um animal de poder

O Animal de Poder, por sua vez, é mais como um talismã: se você precisar resolver um problema específico ou adquirir habilidades ou qualidades, um Animal de Força pode se manifestar para você e o ajudará por um tempo.

Esse tempo pode durar uma semana, ou talvez 10 anos – até mesmo uma vida inteira. Tudo depende do seu objetivo e desejo. Normalmente, as pessoas possuem vários animais de poder, que as ajudam a resolver problemas. Resta apenas escolher entre eles o mais adequado para uma situação específica.

É fácil conhecer seus animais: lembre-se daqueles de que você gosta mais. Entre eles, preste especial atenção àqueles com quem você simpatiza desde a infância ou há muito tempo. Geralmente – e subconscientemente –, as pessoas simpatizam mais com esses animais justamente porque eles são seus Animais de Poder.

Pode haver muitos Animais de Poder, mas não é recomendado usar a energia de mais de dois deles ao mesmo tempo, especialmente se eles tiverem qualidades opostas.

Sim, às vezes, para uma tarefa, precisamos da ajuda de um animal, para outra, de outro, mas tente não usar energias que sejam conflitantes em um curto período de tempo.

Logo logo publicaremos um artigo sobre como escolher um animal de força para resolver qualquer problema.

Depois que o animal for selecionado, um talismã que deverá permanecer sempre junto a você deve ser confeccionado. O Animal de Poder existe para isso: para nutri-lo com seu próprio poder. E essa energia é melhor envolvida em um talismã.

Embora seu Animal Totem também possa ser um Animal de Poder e lhe ajudar a resolver certos problemas, essa é uma ajuda um pouco diferente. Mas… qual é a diferença?

totem animal de poder espirito guia espirito guardião animal de força xamanismo

  • A diferença entre o auxílio do Animal Totem e do Animal de Poder

Para começar, como dito acima, o Animal Totem é seu reflexo. Ele é como você é, mas na forma de um animal. Como reflete seu conceito de personalidade, ajuda a revelar seus traços e habilidades ocultas.

Ao trabalhar com um animal totem, você não vai além do seu “perfil”, apenas desenvolve aquelas características (qualidades, habilidades) especificamente adequadas a você e que já lhe são mais convenientes.

É como se uma pessoa com habilidades em exatas fosse estudar em uma universidade de exatas, e uma pessoa com habilidades em humanas fosse fazer um curso de humanas.

No entanto, na vida é preciso desenvolver justamente as qualidades que lhe faltam: para uma pessoa tímida por natureza, por exemplo, evitar contato talvez seja a opção mais conveniente, mas em certas situações, isso pode prejudicar a construção de relacionamentos.

Quando os métodos usuais e confortáveis de ação ​​não ajudam, e até começam a interferir, você pode tentar outros que não são peculiares à sua personalidade a fim de se tornar mais flexível e adaptável. É aí que entram os Animais de Poder.

totem animal de poder espirito guia espirito guardião animal de força xamanismo

  • Arquétipo e qualidades reais do animal

Além disso, enquanto trabalhamos com um Animal Totem, falamos sobre suas qualidades naturais (aquelas que ele usa para sobreviver em um território específico) e as adotamos diretamente; então, no caso de um Animal de Poder, a energia pode ser um pouco diferente.

O fato é que tendemos a criar uma imagem de animais em nossas mentes. Somos seres humanos, e é nossa natureza fazer uma avaliação do comportamento dos animais e de alguma forma, dar um nome e denotá-lo.

Por exemplo, acreditamos que a lebre é “covarde”, que a raposa é astuta e que o gato é misterioso, mas essas são apenas características avaliativas. A raposa é cuidadosa, sensível e prefere evitar encontros diretos com o perigo, e talvez tratemos isso como astúcia.

Então, em nossas mentes, é formada a imagem arquetípica do animal – aquela com a qual as pessoas o dotam.

Na realidade, no entanto, não é importante se a raposa é esperta ou apenas cautelosa: o que é importante é como a pessoa sente. Se você pendurar em si mesmo um talismã com a imagem de uma raposa astuta para desenvolver essa astúcia em si mesmo, o amuleto funcionará, porque o ajudará a entrar no estado desejado.

No entanto, a mesma raposa possui muitas outras qualidades que pode compartilhar com você – por exemplo, a capacidade de não perder oportunidades e de agarrar a sorte pela cauda.

Um talismã com um lobo pode desenvolver sua percepção, resistência, mente, agressividade, sociabilidade – dependendo de como você vê o lobo e o que o fascina e atrai nesta fera.

Tudo isso se deve ao fato de que a prática de trabalhar com o espírito dos animais pode ser significativamente ampliada se estudarmos as reais qualidades dos próprios animais: o urso poderá recompensá-lo não apenas com força física, mas também, por exemplo, com a praticidade e capacidade de economizar energia.

totem animal de poder espirito guia espirito guardião animal de força xamanismo

  • Animais Totens e de Poder do Homem Moderno

É claro que ainda existem tribos em nosso planeta que veneram Animais Totens, mas se falamos de habitantes das cidades, alguns deles talvez nunca tenham visto uma raposa ou lobo em sua vida, ao não ser em zoológicos.

No entanto, o animal no zoológico não recebe comida da mesma maneira que na natureza, ele não precisa caçar e vive uma vida completamente diferente daquela que teria em seu habitat natural e, portanto, não pode nos ensinar muito.

É muito mais provável que, nesse contexto, as pessoas trabalhem com a imagem arquetípica dos animais; mas é claro que isso não tornará seus amuletos menos eficazes, muito pelo contrário. Basta que a imagem esteja bem formada em sua mente e que você tenha fé naquilo que está tentando fazer.

Para expandir o leque de qualidades que o espírito animal pode lhe ensinar, assista a documentários sobre animais em seu estado selvagem e leia livros e revistas sobre zoologia. Isso criará uma imagem mais real e precisa em sua cabeça.

Xamanismo: qual é o seu animal guia?


Desde o início dos tempos que o Homem conta com a companhia e a ajuda dos animais. Para além de estarem na base da sobrevivência humana, fornecendo o alimento e o vestuário, os animais sempre tiveram um importante papel como protetores e como guias, sendo ainda hoje venerados pelas tribos que vivem em contacto direto com a Natureza. Na civilização moderna, há cada vez mais pessoas a elegerem os animais domésticos como uma companhia indispensável. E quase toda a gente tem um animal – doméstico ou selvagem – de eleição. Saiba que o seu animal preferido revela muito acerca da sua própria personalidade.

A Natureza que nos rodeia é o melhor espelho de nós próprios, e se olharmos atentamente para o que está à nossa volta encontramos as respostas para as questões que nos inquietam. Ao observarmos cada espécie animal, compreendemos que existem traços físicos e comportamentais que a distinguem das restantes. Por exemplo, quando pensamos num veado vem-nos à cabeça uma imagem doce e ternurenta, associamos um rouxinol à leveza e alegria do seu canto, e se pensarmos num leão surge-nos a imagem mental da força e do domínio impostos pelo rugido imponente do rei da selva. Os animais dão-nos exemplos constantes de bravura, coragem, persistência, lealdade e ternura, entre muitas outras qualidades. Cada animal ensina-nos uma lição específica, ajudando-nos a regressarmos ao nosso caminho espiritual de cada vez que nos sentimos perdidos ou hesitantes. Descobrir o animal que a guia vai ajudá-la a fortalecer as suas maiores qualidades interiores e a vencer os seus medos, reforçando a sua capacidade de superar os desafios. Os animais acompanham-nos fisicamente ou em espírito, alertam-nos para certos perigos e ajudam-nos a encontrar a solução certa em tempos difíceis. 
Em traços muito gerais, o Xamanismo é uma filosofia ancestral que assenta na união entre o Homem e a Natureza. Há quem diga que é tão antigo como o ser humano, começando há cerca de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra, pois por sentir-se vulnerável perante a Natureza, que não pode controlar, o Homem cedo procurou compreender as suas leis. O Xamã, aquele que tem a capacidade de estabelecer a ligação entre a Terra e o Céu, é alguém capaz de receber mensagens e de as interpretar, fornecendo informações importantes a quem delas precisa. Um conceito muito importante no Xamanismo é o do "animal de poder", segundo o qual temos guias animais que nos podem ajudar na nossa jornada, pois pelas suas caraterísticas aumentam as nossas forças e ajudam-nos a vencer as nossas fraquezas.

Qual é o seu animal guia?


Em primeiro lugar, identifique o animal que o guia. Este é, normalmente, coincidente com o seu animal preferido. Se não é capaz de eleger um animal preferido, responda às seguintes questões:
- Costuma sonhar com algum animal?
- Qual é o animal com que mais simpatiza desde pequeno?
- Quando era criança, qual era o seu boneco preferido? E desenhos animados, quais eram os seus favoritos? (Muitos brinquedos e desenhos animados retratam animais, precisamente pela proteção que inspiram e pelo conforto que transmitem às crianças)
- Tem roupas, canecas, copos ou objetos decorativos com algum animal? Qual?
- Qual é o animal que lhe parece mais bonito? Quais são as características que mais aprecia nesse animal?


O que é que o seu animal guia diz sobre si?

Em primeiro lugar, identifique o tipo de habitat natural do seu animal de eleição:
- Se vive no campo, você é uma pessoa que valoriza a calma e a tranquilidade, apreciando o conforto e a segurança do lar. Dá muito valor àquilo que conquista.
- Se vive na água, você está á vontade com as suas emoções e sentimentos. Ou, pelo contrário, eles são a sua maior preocupação, pois são sem dúvida aquilo a que você dá maior importância na vida. é uma pessoa muito sensível e poderosamente intuitiva.
- Se vive no ar, você é uma pessoa que vive sobretudo ao nível das suas ideias. A liberdade é o seu bem mais precioso, não gosta de se sentir preso a compromissos nem que lhe deleguem responsabilidades. Imaginativo, é versátil e está sempre em busca de novas informações.
- Se vive na selva ou no meio da floresta, você é uma pessoa destemida e o perigo dá-lhe adrenalina e motivação para viver. Não gosta de rotinas nem consegue estar parado durante muito tempo seguido. Auto-confiante e corajoso, precisa de novos desafios constantes e não tem medo de correr riscos.
- Se vive debaixo da terra, você é uma pessoa com pouca auto-confiança, discreta e muito prudente. Não gosta de dar nas vistas, preferindo ser valorizado e reconhecido por aquilo que faz. Tem um carácter meticuloso e trabalhador, sendo muito perfeccionista e por vezes demasiado exigente consigo próprio.

O significado de cada animal guia:

CÃO 

Símbolo da lealdade, o cão é considerado o melhor amigo do Homem, por ser o animal que mais fielmente se mantém ao seu lado. Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa que honra os seus compromissos e que dá muito valor à amizade, à família e aos afetos. Fica extremamente magoado quando o desiludem ou quando se sente traído, pois acredita de imediato nas pessoas e deposita nelas a máxima confiança. Com uma personalidade alegre e divertida, possui uma certa ingenuidade e acredita que é possível existir um mundo ideal, liberto de injustiças e preocupações. Gosta de estar acompanhado, aborrece-o estar sozinho.
Se este é o seu animal guia…
Saiba que ele irá trazê-lo de regresso a casa sempre que for necessário, protegendo-o em todas as horas para que nunca se sinta sozinho.

GATO

Adorado por algumas civilizações, o gato simboliza a independência, a elegância e o poder intuitivo. Por mais que o Homem o tente domesticar, o gato permanece indomável e livre. Se este é o seu animal preferido, você tem uma personalidade forte e indomável. Gosta de ser apreciado pela sua beleza e de causar impacto nas pessoas que o rodeiam, mas nunca se dá a conhecer completamente. Lida bem com a solidão, pois acredita que “mais vale só do que mal acompanhado”. É um observador perspicaz, sendo difícil esconderem-lhe um segredo. Embora seja afetuoso e protetor para com aqueles que ama, define muito bem os seus limites e não deixa que os outros “pisem o risco”.
Se este é o seu animal guia…
A sua intuição é muito poderosa, e o seu forte instinto ensina-lhe sempre qual é o caminho que deve seguir.  

CAVALO

Símbolo da liberdade e da força, se este é o seu animal preferido você é uma pessoa destemida e audaz, mas que sabe respeitar os pontos de vista dos outros, sem querer impor os seus. Embora precise de ter espaço e de sentir-se livre de seguir a sua própria vontade, não gosta de se encontrar numa posição de chefia, pois acredita que cada um é responsável por si. Trabalha bem em equipa, desde que não lhe imponham regras ou restrições. Pioneiro e aventureiro, é capaz de motivar as pessoas que estão à sua volta, inspirando-as com o seu exemplo. Embora seja romântico e sonhador, tem alguma dificuldade em prender-se a um compromisso.  
Se este é o seu animal guia…
O seu espírito inquieto vai sempre ajudá-lo a superar os desafios com que for confrontado. Acredite na sua força interior, pois a sua alma é mais robusta do que imagina!

LEÃO

Associado à nobreza e à coragem, este é o rei da selva, símbolo de poder conquistado pela força e pelo mérito. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa determinada na conquista das suas metas, que acredita em si e que sabe que chegará onde deseja. Tem aptidões naturais para a liderança, sabe comandar os outros e tem boas capacidades organizacionais. É ambicioso e recusa-se a deixar-se limitar pelas circunstâncias, pois acha que é sempre possível evoluir, a todos os níveis. No amor é leal, mas pode ser dominador e orgulhoso. Precisa de se sentir reconhecido e valorizado por aqueles que o rodeiam.  
Se este é o seu animal guia…
Terá sempre a coragem necessária para vencer todas as batalhas. A sua força interior faz com que nada nem ninguém lhe consiga fazer frente.

LOBO

Embora selvagens, os lobos são animais que inspiram muitos homens. Vivendo em matilha, estão associados à família e ao espírito de equipa, e se é este o seu animal preferido você é uma pessoa que valoriza muito a opinião daqueles que o rodeiam. Precisa de se sentir apreciado e respeitado por aquilo que faz, mas no seu interior possui uma independência que nem sempre deixa adivinhar. Os lobos estão, também, associados à lua e ao seu poder, e aqueles que têm esta influência são pessoas com uma intuição apurada, que possuem uma vida interior muito intensa. Podem, por vezes, ter dificuldade e expressar aquilo que sentem, guardando para dentro de si próprias as suas complexas emoções.
Se este é o seu animal guia…
Ele ajudá-lo-á sempre a encontrar o trilho certo quando se sentir perdido ou confuso. Procure descobrir a verdade que se esconde bem guardada dentro do seu coração, e faça-se ouvir.

RAPOSA

Conhecidas por serem matreiras, as raposas representam muitas vezes uma ameaça para a espécie humana, pois alimentam-se do gado. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa com um poderoso instinto de sobrevivência, que contorna airosamente os obstáculos com que se depara. Possui uma notável destreza mental, e a sua mente está sempre inquieta com mil ideias a fervilharem no seu interior. Precisa de estímulos constantes, pois a rotina aborrece-o. Confia na sorte e acredita que existe sempre maneira de melhorar as situações. Embora adore conversar e procure estar acompanhado, no fundo é independente e vira costas quando sente que chegou o momento de o fazer.
Se este é o seu animal guia…
A raposa vai sempre iluminar a sua mente para encontrar, como por milagre, a solução que procurava. Sabe escapar ileso de todas as situações.

MACACO

Divertido e brincalhão, o macaco é um dos animais com os quais o homem consegue uma maior proximidade. Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa bem-disposta, curiosa e ágil. Gosta do convívio social, sendo naturalmente extrovertido e fazendo amigos com facilidade. Tem sempre tema de conversa, pois interessa-se por uma grande diversidade de assuntos, embora não costume aprofundá-los. Pode ser um tanto distraído, pois os estímulos à sua volta fazem com que seja difícil concentrar-se numa só tarefa. Procura agradar a toda a gente, evitando conflitos. Aceita facilmente as opiniões dos outros, privilegiando sempre a harmonia e a boa-disposição.
Se este é o seu animal guia…
O macaco ajuda-o a ver a vida com otimismo e a enfrentar todas as situações com um sorriso nos lábios. Se precisar de ajuda… sabe que pode contar com a ajuda da pessoa certa!

COELHO

Estes pequenos animais ágeis e de orelhas sedosas estão associados à humildade, ao amor e à fertilidade. Se o coelho é o seu animal guia, você é uma pessoa simpática, afável e divertida, e procura agradar àqueles que o rodeiam. Por vezes pode esquecer-se do seu próprio valor em prol dos outros, pois como procura conquistar o seu afeto acaba por fazer demais por aqueles que o rodeiam, tornando-se uma presa fácil para pessoas que se aproveitam da sua boa vontade. É, contudo, perspicaz e ágil, sendo capaz de escapar de situações mais complicadas. Possui um forte instinto familiar, sentindo-se realizado através da maternidade.
Se este é o seu animal guia…
O coelho ajuda-o a conquistar os seus objetivos através da doçura, da agilidade e da perspicácia. É fácil fazer com que gostem de si.

GOLFINHO

Associados à alegria, estes simpáticos animais aquáticos são protetores, afetuosos e extremamente inteligentes. Se o golfinho é o seu animal guia, você é uma pessoa muito criativa, sonhadora e romântica, e vive frequentemente no mundo da sua própria imaginação. Sentir-se protegido e acarinhado por aqueles de quem gosta é fundamental para se sentir bem, pois fica triste quando se sente sozinho. Prefere que outras pessoas tomem decisões por si, pois por vezes é inseguro. Gosta, contudo, de cuidar e acarinhar as pessoas que ama, sendo um amigo muito leal e um amante dedicado. A família é a sua maior prioridade na vida, e se tem filhos é capaz de tudo por eles. Precisa de estar num ambiente que o faça sentir-se seguro.
Se este é o seu animal guia…
O golfinho ajuda-o a cativar as pessoas que estão à sua volta, de tal maneira que encontrará sempre a ajuda de que precisa. A sua simpatia é o seu maior trunfo.

PÁSSARO

As aves representam a liberdade e o desprendimento. Se o seu animal guia é uma ave, você possui horizontes muito vastos, procurando sempre ir mais além, pois para si o céu é o limite. A sua vida mental é muito rica, é uma pessoa extremamente curiosa e interessada por tudo o que está à sua volta. Possui um espírito independente e não se compromete facilmente. 
Resultado de imagem para aguia
Dentro das aves, se o seu animal guia é uma águia, você é uma pessoa intrépida e com objetivos bastante definidos, que não olha a esforços para alcançar os seus fins. 
Se, pelo contrário, for um rouxinol ou beija-flor, é uma pessoa flexível, extrovertida e mais maleável, que procura criar harmonia à sua volta. Se for uma coruja, pode ser demasiado introvertida, sendo uma pessoa estudiosa e com grandes capacidades mentais.
Se este é o seu animal guia…
O pássaro irá sempre ajudá-lo a voar rumo à sua liberdade, mesmo quando se sentir aprisionado pelas circunstâncias. O vento irá mostrar-lhe que direção deve seguir.

BORBOLETA

A borboleta encanta pelo seu poder de transformação, pois começa por ser uma crisálida e acaba por tornar-se nesta criatura leve, que voa pelos ares exibindo as suas asas coloridas. Se é este o seu animal guia, você possui uma forte flexibilidade, sendo capaz de refazer a sua vida e de “renascer” tantas vezes quantas forem necessárias. Não tolera a desigualdade nem a injustiça, defendendo sempre o equilíbrio e procurando a alegria. Pode possuir talentos artísticos notáveis, tem uma sensibilidade muito apurada e uma graciosidade evidente. Conquista facilmente a admiração dos outros.
Se este é o seu animal guia…
Ele vai sempre ajudá-lo a transformar a sua vida com beleza e elegância. A sua capacidade de adaptação vai sempre ajudá-lo a superar os desafios.

VACA

Associada à bondade, à generosidade e à paciência, a vaca é um dos animais que mais tem acompanhado o Homem desde sempre, dando-lhe alimentos preciosos como o leite e a carne. Se é este o seu animal guia, você é uma pessoa leal e muito dedicada à família, empenhando-se em proporcionar boas condições de vida àqueles que ama. Tem um espírito trabalhador e altruísta, sendo capaz de fazer grandes esforços sem se queixar. Tem uma personalidade forte, mas doce, não gostando de se impor. É muito protetor e carinhoso, mas quando o magoam é capaz de ter reações explosivas e inesperadas.
Se este é o seu animal guia…
Ainda que possa levar algum tempo, você conseguirá alcançar as suas metas e chegar ao caminho certo, pois a sua tenacidade é notável.

OVELHA

Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa muito carinhosa e que precisa de ter a seu lado pessoas em quem pode confiar. Não gosta de estar sozinho, e sente-se perdido quando isso acontece. Possui uma personalidade tímida, tendo por vezes falta de auto-confiança. É, no entanto, muito bem-disposto e divertido, mas só o mostra quando se sente à vontade. Pode ser impulsivo nas suas atitudes, pois nem sempre consegue decidir o que fazer, cedendo com facilidade à vontade dos outros. É capaz de fazer grandes sacrifícios por aqueles que ama.
Se este é o seu animal guia…
A ovelha ensina-o a expressar as suas opiniões sem ter medo de arriscar. Confie nos bons amigos que tem.

PORCO

Se este é o seu animal guia, você é uma pessoa reservada e introvertida, mas que possui um forte espírito empreendedor. Gosta de fazer o seu trabalho com esmero e empenho, embora por vezes se deixe convencer pela opinião dos outros. Conquista os seus objetivos com persistência e lentidão, não procura dar nas vistas nem se sente à vontade quando está nas luzes da ribalta. Pode ser um tanto possessivo e ciumento, pois como dá muito valor a tudo aquilo que conquista não abre mão facilmente do que considera “seu”.
Se este é o seu animal guia…
O seu empenho e capacidade de trabalho são os seus maiores trunfos, que a ajudarão a conquistar os seus objetivos.

Fonte:https://www.mariahelena.pt/pt/pages/xamanismo-qual-e-o-seu-guia-animal

Comentários