A equipe utilizou o método para escanear uma pintura do faraó Ramsés II realizada há mais de 3 mil anos. O retrato, assim como outra obra analisada, foi encontrado na tumba de um oficial chamado Nakhtamon, localizada numa necrópole em Luxor, no Egito. Com a análise, foi possível detectar detalhes que não são visíveis a olho nu.
Na pintura, o faraó aparece com uma barbicha, olhando para o lado. Especialistas já chegaram a sugerir que a imagem mostra Ramsés II em luto pela morte de seu pai, o faraó Seti I. Mas o novo estudo apresenta a teoria de que o líder, na verdade, estava olhando para Ptah, deus egípcio associado aos artesãos.
Segundo a pesquisa, o escaneamento "mostra que Ramsés II está abaixo de uma tenda de culto, enquanto a figura no trono na frente dele evidentemente é o deus Ptah, não seu falecido pai Seti I".
Outra observação foi de que Ramsés II aparece com um pomo de adão saliente, detalhe que, de acordo com os pesquisadores, curiosamente nunca é mostrado na arte egípcia. No retrato original, o faraó usa um "colar shebyu", que consiste em "várias correntes de ouro volumosas formadas por gotas lenticulares largas e pesadas".
O acessório era popular na 20ª dinastia (1186 a.C. a 1070 a.C.), mas não era utilizado na época no reinado de Ramsés II. De acordo com os pesquisadores, pintaram um colar "wesekh", um tipo de joia utilizada durante o reinado, por cima do colar shebyu.
O estudo sugere que a pintura original tenha sido feita na 20ª dinastia, décadas após a morte de Ramsés II. É provável que os artistas tenham percebido que haviam pintado o tipo errado de colar, fazendo uma correção depois.
Em entrevista ao portal Live Science, Philippe Martinez, autor do estudo e arqueólogo molecular na Universidade Sorbonne, afirma que é provável que o pomo de adão também tenha sido incluído numa repintura, provavelmente por engano. Para ele, não ficou claro o motivo de haver uma barbicha no rosto de Ramsés II: os faraós geralmente eram registrados barbeados ou com barba.
Fonte:https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2023/07/raio-x-revela-misterios-escondidos-em-pinturas-de-necropole-no-egito.ghtml
Comentários
Postar um comentário