PINTURAS DO ZODÍACO SÃO DESCOBERTAS EM TEMPLO DE 2 MIL ANOS NO EGITO
em
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Imagem de um dos relevos achados, no caso, ele representa o símbolo de capricórnio — Foto: Ahmed Emam, Ministério do Turismo e Antiguidades
Pinturas do zodíaco são descobertas em templo de 2 mil anos no Egito
Relevos de signos, planetas, estrelas e constelações usadas para medir tempo na Antiguidade foram preservadas sob fuligem no templo de Esna
Por Redação Galileu
23/03/2023 17h24 Atualizado há 6 meses
Uma equipe egípcio-alemã descobriu no Templo de Esna, localizado ao sul da cidade de Luxor e próximo à margem oeste do Rio Nilo, imagens em relevo que representam os símbolos do zodíaco. O achado é resultado de expedições feitas ao local para registrar, documentar e restaurar as cores originais do templo. O projeto conta com a participação de especialistas do Centro Egípcio de Documentação de Antiguidades e da Universidade de Tübingen. A direção da iniciativa está nas mãos de Hisham El-Leithy, do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito, e do professor Christian Leitz, da universidade alemã.
Presentes nas paredes de um vestíbulo (hall de entrada), os relevos representam signos do zodíaco e dos céus. Alguns mostram os planetas Júpiter, Saturno e Marte, bem como várias estrelas e constelações usadas pelas civilizações antigas para medir o tempo. Segundo Christian Leitz, em nota, encontrar desenhos que remetem ao zodíaco não é algo comum na cultura egípcia, que pode ter sido influenciada pelos gregos.
"As representações do zodíaco são muito raras nos templos egípcios", diz Leitz, acrescentando que "o próprio zodíaco faz parte da astronomia babilônica e não aparece no Egito até a época ptolomaica."
Comentários
Postar um comentário