DEUSES E DEUSAS MAIS CULTUADOS DO HINDUISMO E SEUS SIGNIFICADOS

  

DEUSES E DEUSAS MAIS CULTUADOS DO HINDUISMO 

A mitologia hindu se mantém presente na Índia e os deuses indianos influenciam na cultura do país e na sua religião milenar: o Hinduísmo. A mitologia hindu ainda se mantém presente na vida dos indianos, muito ao contrário do que hoje vemos na cultura da mitologia ocidental. Ou seja, os deuses indianos e seus mitos continuam influenciando a cultura da Índia e sua religião milenar, o Hinduísmo.

Então, que tal conhecer um pouco dessa história? Primeiramente, é importante explicar que a mitologia hindu foi escrita pelos povos indo-europeus da antiguidade, os védicos, e era constituída dos deuses védicos hindus. Contudo, ao longo do tempo, com a difusão dessa mitologia, as origens e tudo relacionado àquelas divindades foram mudando.

Foi assim que acabou nascendo o conceito dos deuses hindus atuais. Esses, por sua vez, são classificados por estudiosos como deuses hindus pós-védicos. Dessa forma, chegamos às crenças da civilização indiana presente. A propósito, o Hinduísmo, é uma das religiões com mais influência no mundo, com cerca de 1,1 bilhão de fiéis. Além disso, possui em sua crença, mais de 33 milhões de deuses hindus.

Eles, aliás, são chamados de Devi e Deva, e contam com representações físicas ou avatares que representam entidades imortais. Por exemplo, Saraswati é a deusa da sabedoria; Durga é a deusa protetora; Vishnu é o Deus da preservação.

Confira os 19 mais populares deuses indianos

1 – Brahma – deus da criação

Brahma é o primeiro deus da Trindade masculina hindu, também chamada de Trideva. Ele é o deus da criação e é considerado um dos principais deuses indianos. Acima de tudo, é o responsável pela criação do universo, sobretudo quando ele é destruído por Shiva. Apesar disso, sua função vai muito além, pois Brahma também é considerado o deus da música.

Sobre sua representação física, ele normalmente é visto com quatro braços e quatro cabeças. E são esses elementos que simbolizam suas qualidades apresentadas acima.

2 – Vishnu – deus da preservação

Junto a Brahma e Shiva, Vishnu completa a Trindade Hindu. Ele é o responsável por manter o universo e  Dharma (comportamento digno e justo) em equilíbrio. Com os princípios de verdade, retidão e ordem ele preserva o mundo natural. Fisicamente ele se apresenta com um pele azul-clara, também com quatro braços e flutuando sobre uma serpente de mil cabeças.

3 – Shiva – deus da destruição

Você já viu que Brahma é a criação da vida e Vishnu é a preservação da vida. Então Shiva veio para ser a destruição da vida e completar a Trindade Hindu. Apesar de suas características, Shiva é considerado muito tranquilo e poucos alimentam raiva contra ele. Afinal ele também protege dos males. Assim ele pode trazer não só o caos, como também a ordem.

Uma das suas principais características é, em cada ciclo, destruir o universo. Assim Brahma assume o papel de recriar. É um ciclo eterno eterno de destruição, criação e proteção. Fisicamente ele também tem a pele azul-claro e um dos seus símbolos é a cobra Vasuki enrolada como um colar em seus pescoço.

4 – Ganesha – Senhor dos obstáculos

Ganesha é o senhor dos obstáculos. Por sua característica jovial e protetora ela está presente no dia a dia de grande parte da população hindu e é um dos deuses indianos mais populares do mundo. A cabeça de elefante é sua marca registrada. Ao mesmo tempo que ele concede sabedoria e sorte para remover obstáculos da vida, seja em um casamento ou um empreendimento. Entretanto, ele também pode colocar obstáculos, a fim de impedir alguém de seguir pelo caminho errado.

5 – Shákti – A grande mãe

Shákti é a mãe suprema, a grande mãe divina. Sua força psicoespiritual é representada popularmente por Kundalini Shakti. Se manifesta na terra na forma das deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi, esposas de Brahma, Shiva e Lakshmi, respectivamente, que formam a Trindade feminina do hinduísmo, também chamada de Tridevi.

6 – Saraswati – deusa da sabedoria

Saraswati é umas das três grande deusas hindus, ou seja, está no Trivedi. Ela é reconhecida como a deusa da sabedoria, mas carrega ainda outros atributos como deusa da escrita, arte, música e conhecimento. Logo, ela é muito adorada por seus seguidores quando esses buscam em suas vidas muita compreensão e conhecimento. Na adorações sempre há falas de sabedoria. Mulher de Brahma e mãe de Vedas.  Assim ela é sempre representada como uma linda mulher de quatro braços e muitas joias.

7 – Lakshmi – deusa do dinheiro e da riqueza

Deusa da riqueza, prosperidade e fortuna. Em algumas situações também é a deusa da beleza e da pureza. Essa é Lakshmi, deusa sempre procurada por aqueles que estão com dificuldades financeiras e precisam de um alívio. Não é por menos que ela é uma das mais populares entre os deuses indianos na Índia. Uma linda e graciosa mulher com quatro braços dourados (representa a riqueza) e que distribui moedas.

8 – Parvati – deusa do amor e da fertilidade

Parvati, é mais uma das deusas da Tridevi, ou seja, umas das três grandes deusas hindus. É a esposa de Shiva e mãe de Ganesha e Kartikeya. Conhecida como a deusa do amor e da fertilidade, ela traz beleza e sustento ao casamento. Ao mesmo tempo luta para combater os demônios. Parvati é, segundo o Shaktismo, a fonte de poder de Shiva. Fisicamente há duas representações: com o marido ela tem dois braços; mas sem ele, ela tem de quatro ou até oito braços.

9 – Kali – A furiosa mãe do tempo

Kali é uma das formas de Shakti (poder), assim como a Tridevi. Entretanto, essa forma é feroz e violenta e é representada com um colar de cabeças, oito braços, oito pernas e a cabeça de Shiva. Sabe qual o maior inimigo de todos os humanos e que destrói muitas vidas? É o ego. Então ele é a missão de combate de Kali, a furiosa mãe do tempo dos deuses indianos e que tem uma força natural para tudo destruir.

10 – Durga – deusa protetora

Durga, ou também conhecida como Amba e Bravani, é a mãe divina entre os deuses indianos, protege a todos os justos que tiverem bravura no coração. Não só é o principio feminino primordial, mas também a mãe progenitora de todo o universo.

Ela é invencível e sempre luta contra o mal. Sua missão é sempre vencer o mal para alcançar o bem e a prosperidade. Dessa maneira, é representada com oito braços carregando armas para enfrentar o mal em todos os cantos do mundo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Fonte:https://molcci.com.br/deuses-indianos-10-deuses-hinduistas-cultuados-na-india/

Deuses e Deusas mais cultuados do hinduísmo e seus significados

Os deuses indianos são entidades que compõem a religião hindu, uma religião politeísta, predominante na Índia. O hinduísmo possui mais de 330 milhões de entidades, entre deuses e suas manifestações corpóreas, chamadas de avatar.

Alguns dos principais deuses indianos são:

Brahma

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento.

Deus Brahma

No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva. Brahma representa o equilíbrio entre a força de sustentação do universo (Vishnu) e o poder da destruição (Shiva).

Ele também é responsável pela capacidade humana de perceber e compreender a sua própria existência.

O mantra de Brahma é: Oṃ Brahmaṇe Namaḥ.

Shiva

Shiva é o deus da destruição e da transformação, responsável pela prática da ioga, A ioga de Shiva seria responsável pela transformação física, mental e espiritual.

Shiva é a terceira figura do trimurti, possuindo uma corrente própria do hinduísmo, o shivaísmo (ou xivaísmo), a segunda corrente mais popular (atrás do bramanismo).

Estátua do deus Shiva

Um dos principais símbolos de Shiva é o tridente, chamado trishula, que representa os três gunas (princípios que regem o universo):

  • Tamas - inércia, resistência e firmeza
  • Rajas - movimento, ação e força
  • Sattva - equilíbrio, pureza e tranquilidade

Mantra de Shiva: Om Namah Shivaya

Vishnu

Vishnu é o restaurador do universo, responsável por equilibrar as forças do mal e trazer ordem ao caos. É a segunda figura do trimurti e principal entidade do vishnuísmo, principal corrente do hinduísmo (com maior número de adeptos).

imagem do Deus Vishnu

Para os seguidores de Vishnu, ele é considerado o deus supremo, chamado de Mahavishnu.

Mantra de Vishnu: Om Namo Narayanaya

Parvati

Parvati é a segunda esposa de Shiva, reencarnação da primera, Sati, e mãe de Ganesha. É considerada a Deusa Mãe do hinduísmo, considerada a Deusa da fertilidade, da devoção, do casamento, dos filhos, do amor, da harmonia e do poder divino.

Parvati com  Ganesha no colo

Ao lado de Saraswati e Lakshmi, forma o Tridevi, a trindade feminina do hinduísmo. É considerada uma divindade materna, amável e gentil, podendo se manifestar como Durga ou Kali.

Enquanto Durga é a manifestação de sua figura personificando o amor materno, Kali representa a justiça violenta, da morte e do tempo.

Mantra de Parvati: Swayamvara Parvathi

Saraswati

Saraswati (Sarasvati) é considerada a deusa da sabedoria, do conhecimento e da aprendizagem. Sua figura também está relacionada com as artes, a música e a oratória. Saraswati é a shákta (esposa) de Brahma.

Saraswati tocando cítara

Ela forma o tridevi (tríade feminina de deusas hindu) com Parvati e Lakshmi, o que confere um lugar de extrema relevância nos cultos. É a deusa que guia os estudantes, professores e escritores.

Geralmente, é representada como uma figura de pele clara, quatro braços, empunhando um instrumento musical (vina ou cítara), acompanhada de um pavão e uma lótus branca.

Mantra de Saraswati: Om Aim Saraswatyai Namaha

Lakshmi

Lakshmi é a deusa indiana da prosperidade, da riqueza, da fertilidade, da boa colheita e protetora das crianças. É esposa de Vishnu, sendo a fonte de seu poder.

Lakshmi

Lakshmi aparece, geralmente, acompanhada por dois elefantes, a deusa é compreendida como um exemplo de virtude e generosidade, comumente sendo referida como A Benevolente ou A Bela.

A ela é atribuído também o símbolo da suástica, representando a boa sorte e o sucesso.

Mantra deLakshmi: Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha

Kali

Kali é a deusa do tempo, da conservação, da transformação e da destruição, muitas vezes, está também relacionada com a morte.

Kali

A cabeça cortada que Kali ostenta representa a morte do ego e a elevação para uma vida espiritual plena.

Mantra de Kali: Om krim kalikayai namah

Krishna

Krishna é o deus hindu do amor, um deus guerreiro, que lutou na Terra ao lado do povo contra guerreiros demoníacos.

Krishna

Krishna é um deus muito cultivado no ocidente através do Movimento Hare Krishna, criado em 1966, por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Mantra de Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

Ganesha

Ganesha é deus hindu da abundância, da fortuna, do intelecto e da sabedoria. Filho de Parvati e Shiva, Ganesha é uma das principais divindades do hinduísmo, possuindo muitos devotos.

imagem ganesha - hinduísmo

Ganesha é represenatado como um deus com corpo humano (jovem) e cabeça de elefante com apenas uma presa. A presa única de Ganesha simboliza a superação de obstáculos.

Mantra de Ganesha: Om Gam Ganapataye Namaha

Rama

Rama é um avatar (reencarnação) de Vishnu. Rama representa a virtude. Rama é o exemplo máximo de conduta, é o bom pai, bom marido, bom filho, etc.

deus rama

Contou com a ajuda de Hanuman para derrotar o demônio Ravana.

Mantra de Rama: Jai Shri Ram

Hanuman

Hanuman é o deus-macaco do hinduísmo, representa a devoção pura. Hanuman é um avatar de Vishnu que abdicou de seu ego e seus interesses pessoais para proteger Rama.

deus hanuman

É um deus adorado na Índia, exemplo de abdicação e altruísmo. É comum que as pessoas peçam a ajuda e a proteção de Hanuman para auxiliá-las na resolução de seus problemas.

Shakti

Shakti é a imagem do poder supremo, assim como Brahma, mas em sua força feminina. Ela representa a energia cósmica primordial e as forças que regem o universo.

deusa shakti

Assim, o poder de Shakti está relacionado com a criação, a sustentação e a destruição do universo.

Shakti se manifesta através das deusas da trimurti, sendo muito cultuada pela vertente do hinduísmo que leva o seu nome, o shaktismo.

Mantra de Shakti: Adi Shakti, Adi Shakti, Adi Shakti, Namo Namo
Sarab Shakti, Sarab Shakti, Sarab Shakti, Namo Namo
Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Namo Namo
Kundalini Mata Shakti, Mata Shakti, Namo Namo

Indra

Indra é o deus que representa o clima e as estações do ano.

Foi responsável por derrotar o demônio Vritra, que causava a seca e impedia a felicidade humana. Assim, Indra está relacionado com a fartura e a prosperidade.

Deus Indra

No princípio, Indra era considerado o rei dos deuses e protetor do Darma (caminho para a verdade).

Mantra de Indra: Om Devarajaya Vidhmahe

Vajra Hastaaya Dhimahi

Tanno Sakrah Prachodayat

Agni

Agni é o Deus do fogo, irmão gêmeo de Indra. É considerado um Deus transformador, representado no mundo de três formas: na terra, pelo fogo; no céu, pelo raio e no universo, pelo sol.

deus agni

Os sere humanos possuem em si também 3 manifestações de Agni: no fogo das paixões, no fogo da raiva e no fogo da digestão.

Mantra de Agni: Om Mahajwalay Vidmahe

Agni Madhyay Dhimahi

Tanno Agnih Prachodayat

Durga

Durga é uma deusa guerreira, representa a força, a maternidade e as guerras. É comumente representada com armas, lutando, montada em um leão ou tigre.

Foi responsável por matar o demônio Mahishasura, que havia assumido a forma de um búfalo.

durga

A deusa é muito cultuada entre os hindus, recebendo até mesmo um festival em sua honra - o Durga Puja.

Kamadeva

Kamadeva é o deus do amor e da atração, equivale ao Cupido na religião hindu.

deus kama

Com seu arco e flecha, o Kama desperta o desejo em uma pessoa.

Mantra de Kamadeva: Om kamadevaya vidmahe

Fonte:https://www.significados.com.br/deuses-indianos/

Comentários